terça-feira, 11 de maio de 2010

Qual perfume é o seu?



Marylin Monroe dizia que para dormir usava apenas 2 gotas de Chanel nº 5, Cleópatra sabia como se perfumar para conquistar seu séquito de amantes e Napoleão não abria mão da água de colônia.

A história da humanidade poderia ser contada através da história do perfume, mas foi só no século XVII, época clássica, que as primeiras fábricas de perfume começaram a surgir no sul da França. A palavra perfume tem origem nos cheiros exalados pela queima de plantas e vem do latim per (através) e fumum (fumaça).

Hoje, existem as mais variadas fragrâncias que se classificam entre cítricos, florais aquáticos, orientais amadeirados, orientais florais, chypre frutal e floral, entre outras. Para desvendar um pouco desse universo, contamos com a consultoria de Renata Aschar, especialista em perfumes e autora do livro Brasilessencia: a cultura do perfume (Editora Best Seller).

Qual perfume combina com você

Clássica: o estilo refinado e elegante da mulher clássica pede perfumes com fragrâncias chypre florais, florais amadeirados, orientais florais ou ainda nos distintos florais aldeídicos.

Glamourosa: sensuais e misteriosas, essas mulheres acertam ao escolher fragrâncias orientais com nuances quentes e toque adocicado, que combinam notas de âmbar, baunilha, especiarias e incenso.

Moderna: de personalidade alegre e despojada, essa mulher combina com fragrâncias frescas e vibrantes, através da combinação de notas como limão, bergamota, mandarina, lavanda, alecrim, pêra e maçã. Aposte também no grupo de perfumes unissex.

Sedutora: as escolhas mais indicadas para esse perfil são as fragrâncias com caráter frutal e e ingredientes mais densos como madeiras, baunilha e especiarias.
Romântica: tanto os perfumes florais quanto aqueles com tons de frutas combinam bem com esse estilo, pois expressam feminilidade. Os florais mais delicados como rosas, violetas e flores brancas se destacam.

Poder de fixação

Você passa seu perfume de manhã e depois de algumas horas o cheirinho já foi embora? Isso acontece porque a força de um perfume depende, basicamente, da concentração de fragrância e das matérias-primas utilizadas em sua concepção. Ao pé da letra, a palavra perfume aplica-se somente ao extrato – o tipo de mistura que contém a mais alta proporção de fragrância concentrada e com o menor teor de álcool possível (as outras misturas quase sempre levam um pouco de água na fórmula). Portanto, quanto maior a concentração de fragrância, mais tempo ele dura na sua pele.

Parfum – concentração de 15 a 35% - o cheiro permanece intenso por até 24 horas. Seu uso só é recomendado em países tropicais, como o Brasil, à noite e em dias mais frios.Eau de Parfum/ Parfum de Toilette – concentração de 10 a 18% - entre10 a 12 horas.Eau de Toilette (Água de Toalete) – concentração de 5 a 10% - entre 6 a 8 horas.Eau de Cologne (Água de Colônia) – concentração de 3 a 5% - entre 3 e 6 horasSplash (Deo Colônia) – concentração até 3% - até 3 horas.

Manual do perfume

Os melhores locais para aplicar o perfume são: atrás das orelhas, pulsos, joelhos, palmas, clavícula e tornozelos.

Durante o dia escolha fragrâncias mais leves à base de ervas aromáticas, como lavanda ou alecrim, ou ainda as cítricas com laranja, bergamota ou limão, que evaporam mais rápido.

À noite, as melhores fragrâncias são aquelas elaboradas com ingredientes mais densos, como madeiras, resinas e flores nobres.

Não aplique o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado, além de haver o risco de manchar a peça.

Perfumes devem ser mantidos ao abrigo da luz, umidade e calor, pois se alteram quando, expostos a esses agentes.

Jamais aplique um perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante e provocar manchas na pele.

Caso a pele fique irritada com a aplicação de um perfume, é melhor deixá-lo de lado. A reação indica alergia à fragrância ou a algum de seus componentes.

Fuja das fragrâncias muito fortes, que provavelmente incomodarão as outras pessoas, podendo causar até dor de cabeça e enjôo.


Validade

Fechado, na caixa, e guardado longe da luz e da umidade, um perfume dura até 3 anos. Depois disto, é recomendado que ele seja aberto. Após aberto, começa o processo de oxidação e a validade é de mais 2 anos.

Dados curiosos

O Acqua Fresca, do Boticário é o segundo perfume mais vendido no mundo, só perde para o Chanel nº 5.

É no Museu do Perfume de Barcelona (www.museudelperfum.com) que fica a maior coleção de frascos do mundo, com mais de 5 mil peças.

O Brasil também tem um Museu do Perfume, ele fica em Curitiba.

Uma versão do Imperial Majesty, de Clive Christian foi considerada o perfume mais caro do mundo. Foram feitas apenas dez unidades em uma embalagem pra lá de especial. O frasco foi criado pela Baccarat, em cristal e ouro 18 quilates, com um diamante de cinco quilates na tampa. Destinado a colecionadores, o perfume foi vendido por cerca de 200 mil dólares.


Fonte: Bárbara Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário